18/04/2009

Sugestão para o fim-de-semana

Como o fim-de-semana vai ser chuvoso, aproveitem e passem momentos divertidos com os vossos filhotes, na cozinha. O meu "Tonecas" adora fazer os doces que vos vou sugerir. O primeiro é um doce rápido e muito fácil de fazer. O segundo é mais elaborado, mas podem dar asas à imaginação (podem usar cortantes ou inventar o formato dos vossos biscoitos/bolachas). Os meninos adoram mexer na massa. Divirtam-se e deliciem-se!!!!

DOCE DE BOLACHAS

Ingredientes:

2 pacotes de bolachas de chocolate (tipo argolinhas);
2 pacotes de natas (200ml)

1 lata de leite condensado

Colocam-se as bolachas num saco de plástico, fecha-se e com um martelo de cozinha (daqueles que utilizamos para partir a casca da sapateira, por exemplo) partem-se as bolachas miudinhas.
Num recipiente colocamos as bolachas muito partidinhas, juntamos as natas e o leite condensado. Misturamos tudo e podemos colocar no frigorífico.
Nós cá em casa gostamos de aguardar um pouco até comermos para que o leite e as natas se misturem bem com as bolachas. Fica delicioso!


***********************************************************

BOLACHAS DELICIOSAS

Ingredientes:


600gr de farinha
1 colher de chá de fermento
250gr de açucar
250gr de margarina
2 ovos
raspa de limão ou laranja q.b.
Canela q.b.


Deite a farinha sobre a bancada e misture o fermento. Abra uma cavidade no centro, deite aí a margarina, o açucar, a raspa do limão ou da laranja e a canela. Amasse tudo muito bem. Depois de bem amassado, junte os ovos, um a um e continue a amassar até fazer uma bola. Caso fique mole polvilhe com um pouco de farinha até conseguir fazer a bola. Com um rolo estenda a massa até obter uma espessura fina. Pode começar a fazer as suas bolachas. Utilize cortadores ou dê asas à imaginação. Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque-as lá. Se quiser pode polvilhá-las com açucar ou pincelar com uma gema. Pode também misturar pepitas de chocolate.Também ficam muito boas. Leve-as a cozer em forno bastante quente, cerca de 7 a 10m. Tire-as do forno e do tabuleiro imediatamente.
Bom apetite!

1 comentário:

  1. Olá, gostei da sugestão até porque sou muito gulosa mas deixo a sugestão de fazerem uns scones que se cozem com o resto do calor do forno mas confirmem.Por outro lado esta ideia que dão aqui de fazer-mos doces com os filhotes faz lembrar tempos muito bons,isto para quem não pode ter filhos.Beijos e muitos biscoitos :-)

    ResponderEliminar